Exercício 1: Notícia de algum jornal do futuro…
INICIA A CAMPANHA NACIONAL DE VACINAÇÃO CONTRA SARAMPO E TUBERCULOSE.
O destaque da campanha de vacinação, neste ano, é a utilização de cerejas coloridas, sem sementes. Segundo a bióloga Josefa da Silva, responsável pela equipe que desenvolveu os novos frutos, técnicas especiais de cruzamento foram aplicadas em dois tipos de cerejeiras transgênicas, resultando na obtenção de plantas triplóides (3n = 72), incapazes de produzir sementes. Apesar de passar por todas as etapas do ciclo reprodutivo, não há a formação de endosperma, e o processo cessa nas primeiras divisões celulares do zigoto. As novas cores (amarela, verde, roxa e branca) haviam sido obtidas, anteriormente, por mutação no gene responsável pela produção de pigmento na casca do fruto. As formas mutantes para esse loco, diz a pesquisadora, não interferem na eficiência das plantas transgênicas como produtoras de vacinas. Elas continuam apresentando, nos frutos, as substâncias que, depois de liberadas pela digestão, ligam-se à membrana plasmática dos linfócitos e sofrem endocitose, determinando o desenvolvimento da resposta imunológica. Outra inovação dessas cerejas é a resistência às moscas Anastrepha fraterculus que, nos últimos anos, estabeleceram-se como pragas importantes do cultivo de cerejas-vacina. Da mesma forma, as plantas apresentam resistência aos nematóides que atacavam a raiz principal do sistema axial desses vegetais. Com o cultivo das novas variedades de cerejas resistentes, espera-se que essas pragas mantenham-se afastadas dos pomares de vacinas, por algum tempo.
A partir das informações do texto, “(…) mutação no gene responsável pela produção de pigmento (…)” e “As formas mutantes (obtidas) para esse loco (…)”, pode(m)-se afirmar:
I – As mutações responsáveis pelas cores da cereja ocorreram em vários cromossomos.
II – O alelo responsável pela “casca roxa” será considerado dominante em relação ao alelo que determina a “casca verde”, se uma planta heterozigota para esses alelos apresentar frutos com a casca roxa.
III – Se a coloração branca for recessiva, será possível obter plantas com frutos coloridos a partir do cruzamento de plantas com frutos brancos.
Esta(ão) correta(s)
a) apenas I
b) apenas II
c) apenas I e II
d) apenas III
e) apenas II e III
GABARITO: B
Comentário: I – As mutações responsáveis pelas cores da cereja ocorreram em vários cromossomos. II – O alelo responsável pela “casca roxa” será considerado dominante em relação ao alelo que determina a “casca verde”, se uma planta heterozigota para esses alelos apresentar frutos com a casca roxa. III – Se a coloração branca for recessiva, será possível obter plantas com frutos coloridos a partir do cruzamento de plantas com frutos brancos.
Exercício 2: Cinco amostras com ácidos nucléicos foram analisadas quimicamente e apresentaram os seguintes resultados:
I – 1ª amostra: ribose
II – 2ª amostra: timina
III – 3ª amostra: dupla hélice
IV- 4ª amostra: uracila
V – 5ª amostra: 20% de guanina e 30% de citosina
Entre estas amostras, quais se referem a DNA?
a) Apenas I e II
b) Apenas I e III
c) Apenas II e III
d) Apenas II e IV
e) Apenas II e V
GABARITO: C
Comentário: I – 1ª amostra: ribose (pentose pertencente ao RNA) II – 2ª amostra: timina (base pertencente ao DNA) III – 3ª amostra: dupla hélice (característica restrita a molécula de DNA) IV- 4ª amostra: uracila (base nitrogenada do RNA) V – 5ª amostra: 20% de guanina e 30% de citosina (tanto o DNA como o RNA poderiam apresentar esse tipo de base nitrogenada, portanto, não é específico)
Exercício 3: Uma bactéria, um fungo e uma samambaia apresentam em comum
a) produção de glicose através da utilização de energia solar
b) presença de carioteca envolvendo os componentes do núcleo celular
c) utilização de oxigênio no interior de mitocôndrias
d) presença de DNA como material genético e) produção de ATP no interior de plastos
GABARITO: D
Comentário: a) produção de glicose através da utilização de energia solar (fungos e bactérias) b) presença de carioteca envolvendo os componentes do núcleo celular (as bactérias são procariontes) c) utilização de oxigênio no interior de mitocôndrias (bactérias não possuem mitocôndria) d) presença de DNA como material genético (resposta correta) e) produção de ATP no interior de plastos (fungos e bactérias não possuem plastos)
Exercício 4: A hipótese de que os cloroplastos e as mitocôndrias tenham surgido através de uma associação simbiótica de um eucarioto primitivo com, respectivamente, bactérias fotossintetizantes e bactérias aeróbicas, é reforçada pelo fato daquelas organelas celulares:
a) serem estruturas equivalentes, com grande superfície interna
b) apresentarem DNA próprio
c) estarem envolvidas, respectivamente, na produção e consumo de oxigênio d) apresentarem tilacóides e cristas como as bactérias
e) serem encontradas tanto em organismos superiores como inferiores
GABARITO: B
As mitocôndrias e os cloroplastos têm DNA próprio porque, em tempos muito antigos, eles eram organismos independentes, como bactérias. Ao longo da evolução, foram incorporados por células maiores, estabelecendo uma relação simbiótica. Mesmo sendo parte das células hospedeiras, eles mantiveram seu DNA para desempenhar funções essenciais na produção de energia (mitocôndrias) e na fotossíntese (cloroplastos).
Exercício 5: “A capacidade de errar ligeiramente é a verdadeira maravilha do DNA. Sem esse atributo especial, seríamos ainda bactéria anaeróbia, e a música não existiria (…). Errar é humano, dizemos, mas a ideia não nos agrada muito, e é mais difícil ainda aceitar o fato de que errar é também biológico.” (Lewis Thomas. “A medusa e a lesma”, ed. Nova Fronteira, RJ, 1979).
Esse texto refere-se a uma característica dos seres vivos. É ela:
a) seleção natural
b) reprodução
c) excitabilidade
d) excreção
e) mutação
GABARITO: E
Esse texto refere-se à característica dos seres vivos que é a mutação. A capacidade do DNA de sofrer mutações ligeiras ao longo do tempo é essencial para a evolução das espécies, permitindo a adaptação a novos ambientes e condições
Exercício 6: Cinco amostras com ácidos nucléicos foram analisadas quimicamente e apresentaram os seguintes resultados:
I – 1ª amostra: ribose
II – 2ª amostra: timina
III – 3ª amostra: dupla hélice
IV- 4ª amostra: uracila
V – 5ª amostra: 20% de guanina e 30% de citosina
Entre estas amostras, quais se referem a DNA?
a) Apenas I e II
b) Apenas I e III
c) Apenas II e III
d) Apenas II e IV
e) Apenas II e V
GABARITO: C
Comentário: amostra I: RNA amostra II: DNA amostra III: DNA amostra IV: RNA amostra V: outro ácido nucléico que não RNA e DNA, pois esses possuem quantidades iguais de guanina e citosina.
Exercício 7: (Ufop 2010) Um avião da companhia Air France que havia decolado na noite do domingo, 30 de maio de 2009, do Rio em direção a Paris, desapareceu com 228 pessoas a bordo – 216 passageiros e 12 tripulantes. Segundo boletim mais recente, divulgado pela secretaria, foram identificados 43 dos 50 corpos, entre brasileiros e estrangeiros. A pedido dos familiares, as identidades das vítimas foram mantidas em sigilo. Peritos do IML e representantes da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco informaram que a identificação dos corpos restantes será feita a partir de exames de DNA.
a) Por que é possível a identificação de corpos utilizando-se a molécula de DNA?
b) Seria necessário incluir amostras de parentes das vítimas (pai, mãe, irmãos) durante as análises para a identificação dos corpos? Por quê?
RESPOSTA:
a) A identificação de corpos utilizando-se a molécula de DNA é possível porque o DNA contém regiões polimórficas em que há repetições particulares para cada pessoa. Enzimas de restrição (endonucleases) fazem a fragmentação do filamento de DNA, produzindo fragmentos de tamanhos variáveis que, após a análise de seu padrão eletroforético, podem ser utilizados para a identificação de pessoas.
b) Sim. É necessário incluir parentes das vítimas porque as amostras de DNA da vítima precisam ser comparadas com as dos parentes para que ocorra a identificação do perfil familiar e assim seja possível identificar o corpo.
Exercício 8: Analise as afirmativas:
I. As proteínas e os ácidos nucléicos são formados por aminoácidos.
II. DNA e RNA são os ácidos nucléicos encontrados tanto em células eucariontes como procariontes.
III. A informação contida no DNA pode ser copiada em uma fita de RNA, através do processo denominado transcrição.
IV. A informação presente no RNA pode ser transformada em uma sequência de aminoácidos, através do processo denominado tradução.
Está(ão) correta(s)
a) apenas I
b) apenas I e II
c) apenas II e III
d) apenas I, III e IV
e) apenas II, III e IV
GABARITO: E
Exercício 9: Censores do Genoma / RNA de Interferência (RNAi)
“Quase todas as células animais e vegetais apresentam um mecanismo interno que utiliza formas distintas do RNA, a molécula mensageira genética, para naturalmente silenciar determinados genes. Esse mecanismo se desenvolveu tanto para proteger as células de genes hostis como para regular a atividade de genes normais durante o crescimento e desenvolvimento. Novos medicamentos poderão ser desenvolvidos para explorar o mecanismo do RNAi na prevenção e no tratamento de doenças.” (“Scientific American-Brasil”, 2003)
Uma das formas distintas de RNA citada no texto, que participa do silenciamento dos genes é um tipo de RNA de filamento duplo, cujo emparelhamento das bases obedece ao critério padrão (base púrica ⇔ base pirimídica). Neste tipo de molécula, a relação entre suas bases nitrogenadas é:
a) (U + C)/ (G + A) = 1
b) (U + A) / (C + G) = 1
c) (T + C) / (A + G) > 1
d) (T + C) / (A + G) = 1
e) (U + C) / (A + G)
GABARITO: B
O texto menciona o RNA de interferência (RNAi), que é um tipo de RNA de filamento duplo que participa do silenciamento dos genes. No RNA de interferência, o emparelhamento das bases nitrogenadas segue o critério padrão onde adenina (A) emparelha com uracila (U) e citosina (C) emparelha com guanina (G).
Portanto, a relação entre suas bases nitrogenadas é:
(U + A) / (C + G) = 1
Portanto, a resposta correta é:
b) (U + A) / (C + G) = 1
Exercício 10: (UFSC 2004) Neste ano de 2003, são comemorados os 50 anos da “descoberta” da estrutura tridimensional do DNA.
Com relação às características dessa molécula, ao papel que ela desempenha nos seres vivos e aos processos em que se encontra envolvida é CORRETO afirmar que:
01. Em alguns organismos primitivos, ela apresenta apenas uma fileira de nucleotídeos.
02. Nela está contida a informação genética necessária para a formação de um organismo.
04. Ela tem a capacidade de se autoduplicar.
08. Em sua composição é possível encontrar quatro bases nitrogenadas diferentes: a adenina, a citosina, o aminoácido e a proteína.
16. A mensagem nela contida pode ser transcrita para uma outra molécula denominada RNA.
32. Nos organismos procariontes, ela fica estocada dentro do núcleo das células.
64. É formada por duas fileiras de nucleotídeos torcidas juntas em forma de hélice.
Soma:
GABARITO: 2 + 4 + 16 + 64 = 90
2. Certa. O DNA contém a informação genética necessária para a formação de um organismo. Isso é conhecido como código genético.
4. Certa. O DNA tem a capacidade de se autoduplicar durante a replicação do DNA, que é um processo fundamental para a divisão celular.
8. Errada. A descrição das bases nitrogenadas está parcialmente correta, mas a inclusão do “aminoácido” e da “proteína” está incorreta. As quatro bases nitrogenadas do DNA são adenina (A), citosina (C), guanina (G) e timina (T).
16. Certa. A informação genética contida no DNA pode ser transcrita para uma molécula de RNA em um processo chamado de transcrição.
32. Errada. Nos organismos procariontes, como as bactérias, o DNA não fica estocado dentro de um núcleo, pois eles não possuem núcleo definido. O DNA procarionte fica localizado no citoplasma, na região chamada nucleoide.
64. Certa. A descrição se refere à estrutura da dupla hélice do DNA, que é formada por duas fileiras de nucleotídeos torcidas juntas em forma de hélice. Essa é uma característica fundamental da estrutura do DNA.
Portanto, as assertivas corretas são 02, 04, 16 e 64.