Exercícios de CORE que estão prejudicando o seu CORE

E aí, pessoal!  Hoje vamos falar sobre um erro que MUITA gente comete: treino de core. Sabe aqueles abdominais tradicionais, canoa, levantamento de perna?  Eles até podem queimar o abdômen, mas será que são suficientes pra te livrar da dor ou te deixar com um core realmente forte? 

Força em cima de disfunção é tolice! Core não é só sobre músculos e hipertrofia. É sobre posicionamento e treino neuromotor. Isso significa que seus músculos, articulações e sistema motor precisam estar alinhados para estabilizar e otimizar seus movimentos. Resumindo: core forte não é só queimação, é estabilidade e controle

abdominal tradicional
abdominal canoa
Abdominais não recomendados
abdominal levantando a perna

NÃO RECOMENDO: ABDOMINAIS TRADICIONAIS PARA QUEM TEM HÉRNIA DE DISCO

Se você tem hérnia de disco ou dor lombar, esqueça os abdominais tradicionais!  Eles podem piorar o problema, aumentando padrões disfuncionais de movimento. Sabe por quê? Esses exercícios de flexão de tronco desalinham a nossa “pilha” (o alinhamento entre coluna, pelve e caixa torácica). Quando falamos em CORE devemos levar em consideração a posição do diafragma e do assoalho pélvico também! Pessoas com INCLINAÇÃO PÉLVICA ANTERIOR por exemplo hiperextendem a coluna lombar, criando aquele barrigão e isso deixa o diafragma em uma posição ruim. Resumindo, a coluna deve estar neutra e as costelas baixas para que o diafragma fique na sua melhor posição funcionando de forma otimizada.  Isso significa que ele fornecerá pressão intraabdominal suficiente para estabilizar a sua coluna, afinal é exatamente isso que torna o seu core funcional.

 

Pessoas com dor lombar muitas vezes sentem desconforto porque não possuem essa estabilidade e então usam a lombar como alavanca em exercícios. Faz agachamento? Sente a lombar. Faz stiff? Sente a lombar. 😩 Isso acontece por compensações inadequadas durante o movimento, mas também pela falta de estabilidade do núcleo.

LEGENDA: Para um CORE ser funcional não basta ser forte, ele deve estar bem posicionado!

FLEXÃO DE TRONCO E PRESSÃO NOS DISCOS

Outro ponto importante: a flexão de tronco aumenta a pressão nos discos intervertebrais. Em um mundo onde 85% das pessoas terão dor lombar em algum momento da vida, será que vale a pena insistir em treinos que sobrecarregam a coluna? Talvez seja mais seguro tratar todos como potenciais sofredores de dor lombar e evitar cargas desnecessárias.

✅ O QUE FAZER? 3 EXERCÍCIOS SIMPLES E SEGUROS PARA O CORE

Chega de queimação sem propósito! O foco é posicionamento, não só hipertrofia. Vou te mostrar três exercícios que fortalecem o core, protegem a coluna e mantêm a “pilha” alinhada:

Abdominal na bola suiça

Posição do URSO e Variações

Deslizamento com a rodinha ou bola suiça

E aí, pronto pra repensar seu treino de core? Deixa nos comentários se você já sentiu dor lombar ou se já testou esses exercícios! 👇 Vamos construir um core forte e seguro juntos! 🚀

 

#musculaçãosemdor #TreinoDeCore #CoreForte #SaúdeDaColuna #FitnessSemDor

Comente/ compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Comente com o facebook!

Que melhorar a sua mobilidade e dor?

Revolucione seu treino com Musculação Sem Dor!

✔ Mais de 50 exercícios exclusivos, cuidadosamente elaborados para aliviar a dor e melhorar a qualidade dos seus movimentos.


✔ Preço acessível: O eBook custa menos que uma consulta com um personal trainer!


✔ Satisfação garantida: Acesse os primeiros capítulos gratuitamente e, se não gostar, peça reembolso total em até 7 dias!


💡 Desconto especial: Use o cupom QUEROFISIO10 para garantir 10% de desconto na compra do eBook.


🎯 Disponível na Hotmart. Clique aqui e comece agora a transformar sua rotina de treinos com mais conforto e eficiência!

plugins premium WordPress
Abrir bate-papo
Quer saber sobre meu livro digital Musculação sem Dor?