01. (CESMAC) A mandioca, também conhecida como macaxeira ou aipim, dependendo da região do Brasil, tem sido utilizada como fonte de carboidratos fermentescíveis em cervejas. É correto afirmar que, na fermentação alcoólica:
A) há transformação de açúcares em álcool etílico e gás carbônico, catalisado por enzimas, sob aerobiose.
B) uma molécula de glicose é quebrada em duas moléculas de ácido pirúvico, sem consumo de energia celular.
C) dois grupos fosfatos inorgânicos são transferidos para duas moléculas de ADP para formar uma molécula de ATP.
D) o ácido pirúvico sofre descarboxilação, liberando gás carbônico, sendo transformado em acetaldeído.
E) cada molécula de glicose gera, ao fim da fermentação alcoólica, uma molécula de etanol e saldo energético de 2 ATPs.
02. (UNEB)
O esquema representa as reações pertinentes a um importante processo bioenergético de conversão de energia com consequente produção de álcool etílico presente em determinados seres vivos. A respeito desse tipo de biorreação, é correto afirmar:
01) A fermentação alcóolica é independente da presença do O2 e ocorre em determinadas leveduras se utilizando de fontes de carboidratos simples presentes no ambiente.
02) A fotossíntese responde pela conversão energética que fornece a energia química necessária para a manutenção das teias alimentares nos ecossistemas naturais.
03) A cadeia respiratória é a última etapa presente na respiração aeróbia e responsável pela intensa produção de moléculas de ATP, marca da eficiência metabólica desse processo.
04) A quimiossíntese sintetiza o álcool etílico a partir de reações endotérmicas de produção de componente orgânico de forma autônoma em relação à energia de fonte solar.
05) O álcool etílico é produzido a partir da oxidação do ácido pirúvico durante o ciclo de Krebs presente na respiração aeróbia.
SOMA:
03. (UECE) No que diz respeito à fotossíntese, escreva V ou F conforme seja verdadeiro ou falso o que se afirma nos itens abaixo.
( ) É um processo metabólico em que a energia solar é capturada e usada na conversão de dióxido de carbono e água em carboidratos e oxigênio.
( ) Existem três formas diferentes de rota independente da luz que reduz o dióxido de carbono: ciclo de Calvin, fotossíntese C4 e metabolismo ácido das crassuláceas.
( ) As reações dependentes de luz convertem energia luminosa em energia química.
( ) A clorofila excitada no centro de reação atua como agente oxidante, absorvendo elétrons, para reduzir um aceptor de elétrons instáveis.
Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:
A) V, V, V, F.
B) V, F, V, F.
C) F, V, F, V.
D) F, F, F, V.
04. (UFRR) Dentre os cerca de 290 agrotóxicos aprovados em 2019 pelo Ministério da Agricultura encontra-se o herbicida atrazina, usado em plantações de milho e cana-de-açúcar para o controle de ervas daninhas. O herbicida é um inibidor da fotossíntese que age bloqueando o transporte de elétrons provenientes da fotólise da água no fotossistema II e causando a morte das plantas invasoras. Em relação à ação do herbicida atrazina, é incorreto afirmar que ela:
A) inibe reações que ocorrem na fase clara.
B) inibe a clorofila impedindo a absorção de luz pelos elétrons.
C) causa interrupção da fixação de carbono na fase escura.
D) causa interrupção da produção de NADPH na fase clara.
E) causa interrupção da produção de açúcares na fase escura.
05. (UNESP)
Funcionamento de uma folha artificial
As folhas artificiais estão entre as tecnologias mais promissoras para um mundo mais limpo, pois podem tanto capturar o dióxido de carbono da atmosfera quanto transformá-lo em combustíveis limpos, além de gerar energia sob outras formas. Essas folhas biomiméticas convertem o dióxido de carbono em combustível e decompõem a água em oxigênio e hidrogênio, tudo isso usando energia solar. Os dois processos ocorrem simultaneamente, mas um de cada lado de uma célula fotovoltaica: o oxigênio é produzido no lado “positivo” da célula e o combustível é produzido no lado “negativo”.
Comparando o processo de fotossíntese natural com o executado pelas folhas artificiais, constata-se que ambos:
A) são processos exotérmicos.
B) dependem da ação da clorofila.
C) funcionam como pilhas eletroquímicas.
D) têm os mesmos reagentes e produtos.
E) envolvem transferência de elétrons.
06. (UVV) As células são estruturas dinâmicas e em constante atividade, sendo necessários, para tal, a obtenção e o consumo de energia. A obtenção de energia nas células ocorre por processos de respiração celular, os quais podem ser anaeróbio (também denominado fermentação) ou aeróbio. Considere seus conhecimentos sobre o assunto e assinale a alternativa correta:
a) A respiração aeróbia é um processo energeticamente menos eficiente em comparação com a fermentação.
b) A respiração aeróbia consiste na transformação de uma molécula de glicose em seis moléculas de oxigênio.
c) A respiração aeróbia está composta por três etapas, como: glicólise, ciclo de Krebs e cadeia respiratória.
d) A respiração aeróbia se inicia no citoplasma e continua no interior do retículo endoplasmático rugoso.
e) A fermentação resulta na produção de 38 moléculas de ATP que são responsáveis pelo armazenamento de energia.
07. (UCS) Os números indicados abaixo referem-se aos produtos e aos substratos das reações químicas que ocorrem nos cloroplastos e nas mitocôndrias. Assinale a alternativa que faz a associação correta entre as reações e os números apresentados na figura que segue.
a) Os números I e II estão indicando o ATP e o gás oxigênio, produtos da fotossíntese realizada pelo cloroplasto e substratos para a respiração celular.
b) O número III está indicando o gás oxigênio, produto da respiração celular realizada pela mitocôndria e substrato para a fotossíntese.
c) O número IV está indicando o monóxido de carbono, produto da fotossíntese realizada pela mitocôndria.
d) O número II está indicando a molécula de ATP, produto da respiração celular que é obtido a partir da quebra da glicose no cloroplasto.
e) O número III está indicando o gás carbônico, que é um resíduo do processo de respiração celular e um substrato para a fotossíntese.
08. (UEPG) Considerando o papel fundamental das plantas para manutenção da vida no planeta, assinale o que for correto.
01) As plantas, ao utilizarem o gás carbônico durante a respiração, transformam-no em matéria orgânica. Dessa forma, auxiliam no controle desse gás na atmosfera, já que ele é um dos principais responsáveis pelo efeito estufa.
02) Como consumidoras primárias de compostos energéticos, as plantas representam o meio pelo qual todos os outros seres vivos obtêm energia e oxigênio.
04) Por meio da transpiração, as plantas eliminam água no estado de vapor para o ambiente. Assim, elas desempenham papel fundamental no ciclo hídrico da Terra e, consequentemente, exercem influência sobre o clima.
08) O resultado da fotossíntese, realizada pelas plantas, algas e certas bactérias, responde praticamente por todo gás oxigênio existente na atmosfera atual da Terra.
SOMA
09. (CESMAC) As algas são encontradas em todo o planeta Terra, sendo importantes para gerar o oxigênio necessário para a respiração dos seres vivos. Sobre esses organismos, é correto afirmar que:
A) os cloroplastos de algas não apresentam clorofila, que é um pigmento exclusivo de plantas superiores.
B) o processo de fotossíntese pode ser resumido na seguinte equação:
Luz solar + 12H2O + 6CO2 → 6CO2+ 6H2O + C6H12O6
C) algas crisofíceas, tais como, diatomáceas, são exclusivas de águas doces.
D) algas pirrofíceas não se locomovem, mas são parte importante do fitoplâncton, gerando a maioria do oxigênio atmosférico.
E) algas euglenofíceas não apresentam parede celular, mas possuem flagelos para locomoção.
10. (UECE) Fermentação é:
A) o processamento do piruvato na presença de oxigênio.
B) a reação que produz duas moléculas de piruvato.
C) a rota metabólica que processa piruvato na ausência de oxigênio.
D) o processamento do piruvato em glicose e oxigênio.
11. (UVV) À medida que a vida se desenvolvia na Terra, os primeiros organismos heterótrofos bem sucedidos se multiplicaram. Com isto o consumo de alimentos passou a apresentar um ritmo maior do que o da síntese de novas moléculas orgânicas e o acesso ao alimento passou a ser uma força de seletiva que determinava as taxas reprodutivas. Quem conseguia mais alimento deixava mais descendentes que sobreviviam à custa de alimento orgânico.
Uzunian, A. & E. Birner. 2013. Biologia. 4. ed. São Paulo: Harbra (Alterado).
Em relação ao cenário evolutivo explicado no texto acima, assinale a afirmativa correta:
a) Algumas mutações possibilitaram o surgimento de células com capacidade de produzir seu próprio alimento a partir de gás carbônico e água, utilizando a luz solar como fonte de energia para síntese da matéria orgânica.
b) Os primeiros seres heterotróficos fotossintetizantes, provavelmente, foram as cianobactérias e surgiram a cerca de 3,6 bilhões de anos.
c) Com o surgimento e atividade dos heterotróficos o panorama terrestre foi modificado pela liberação de oxigênio na atmosfera, o que mudou o curso de vida na Terra.
d) Quem é mais eficiente na obtenção de energia contida nos alimentos deixa menos descendentes.
GABARITO E RESPOSTAS:
A resposta correta é a alternativa D. Na fermentação alcoólica, o ácido pirúvico sofre descarboxilação, liberando gás carbônico e sendo transformado em acetaldeído. Não há aerobiose envolvida nesse processo, e não é catalisado por enzimas que convertem açúcares diretamente em álcool etílico e gás carbônico.
A resposta correta é a alternativa 01. A fermentação alcoólica é independente da presença de oxigênio (O2) e ocorre em determinadas leveduras usando fontes de carboidratos simples. As demais alternativas não se relacionam diretamente com a fermentação alcoólica.
A sequência correta é A. Todas as afirmações são verdadeiras, de acordo com o conhecimento científico atual sobre fotossíntese.
A resposta correta é a alternativa B. A atrazina inibe a clorofila, impedindo a absorção de luz pelos elétrons, o que afeta a fotossíntese nas plantas.
A resposta correta é a alternativa E. Ambos os processos, fotossíntese natural e o processo executado pelas folhas artificiais, envolvem a transferência de elétrons. Nas plantas, a transferência de elétrons ocorre nas reações dependentes de luz durante a fotossíntese, enquanto nas folhas artificiais, ocorre na produção de combustível a partir da fotossíntese artificial.
A alternativa correta é a alternativa C. A respiração aeróbia é composta por três etapas: glicólise, ciclo de Krebs e cadeia respiratória. A fermentação é menos eficiente em termos de produção de ATP em comparação com a respiração aeróbia.
E
A soma correta é 12. As afirmações 01, 04 e 08 são verdadeiras. As plantas desempenham um papel fundamental na regulação do dióxido de carbono na atmosfera, na produção de oxigênio e na manutenção do ciclo hídrico da Terra.
A resposta correta é a alternativa E. As algas euglenofíceas não apresentam parede celular, mas possuem flagelos para locomoção. As demais afirmações são incorretas.
A resposta correta é a alternativa C. A fermentação é o processo metabólico que ocorre na ausência de oxigênio e processa o piruvato.
A resposta correta é a alternativa A. Algumas mutações possibilitaram o surgimento de células com capacidade de realizar a fotossíntese, produzindo seu próprio alimento a partir de gás carbônico e água, utilizando a luz solar como fonte de energia para a síntese de matéria orgânica. Isso levou à diversificação dos seres vivos e à produção de oxigênio na atmosfera terrestre.