Muitas vezes, a sensação que temos é a de que precisamos alongar os isquiotibiais, pensando que estão encurtados e causando desconforto. No entanto, na presença de anteversão pélvica, os isquiotibiais não estão necessariamente encurtados; eles estão em uma posição desfavorável, sendo hiperativados para tentar corrigir a posição da pelve em retroversão.
Ao sentir essa tensão, é comum tentarmos alongar ainda mais os isquiotibiais. No entanto, alongar um músculo já alongado é um erro que pode agravar o problema e causar dor nas costas. A sensação de aperto e tensão é, na verdade, resultado desse estado de alongamento e hiperativação, e não de um encurtamento real do músculo.
O verdadeiro caminho para aliviar a tensão e o desconforto não está em alongar o isquiotibial, mas sim em corrigir a posição relativa da pelve. Ao melhorar a posição da pelve e diminuir a anteversão pélvica, os isquiotibiais podem relaxar naturalmente e voltar ao seu comprimento e função ideais.
Portanto, ao sentir tensão nos isquiotibiais e a necessidade de alongá-los, é fundamental buscar um diagnóstico adequado e entender a relação com a anteversão pélvica. Corrigir a postura e trabalhar na reeducação postural global é a chave para resolver o problema de forma eficaz e prevenir a recorrência da tensão e da dor.
Lembre-se: nem sempre a sensação que temos corresponde à realidade anatômica e biomecânica do nosso corpo. Escute seu corpo, busque orientação profissional e evite auto-tratamentos que possam agravar a situação!